MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Cursos técnicos integrados iniciam 2017 com novo projeto político-pedagógico

Quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Os projetos políticos-pedagógicos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Edificações e Química foram atualizados e passam a vigorar para as turmas que iniciam em 2017.

Durante os últimos dois anos, coordenadores e comissões de atualização se envolveram para atualizar todos os cursos técnicos do CEFET-MG Campus Timóteo. Os novos projetos políticos-pedagógicos foram publicados nessa terça-feira, 25, e encontram-se disponíveis na página própria do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas/Informática, Curso Técnico em Edificações e Curso Técnico em Química.

Mudanças na legislação, aperfeiçoamentos pedagógicos e atualização da formação profissional estão entre os principais fatores que justificam a contínua revisão dos projetos. Além desses, a própria busca da integração entre formação geral e formação técnica exigem uma reflexão contínua sobre como tornar nossos estudantes e egressos cada vez mais capazes para atuar no trabalho, na sociedade e em suas próprias vidas.

Nesse momento, vários projetos estão sendo atualizados ao mesmo tempo após um longo período sem alteração. “O acompanhamento da implantação e da atualização precisa acontecer com mais frequência, inclusive com a participação de professores que não sejam apenas da área técnica”, defende Evaldo Sérgio de Souza, diretor-adjunto no CEFET-MG Campus Timóteo. “Isso também precisa acontecer com o curso de Engenharia de Computação e com os cursos noturnos”, completa.

Projetos anteriores ainda encontram-se em vigor
Apesar da atualização, as edições anteriores dos projetos políticos-pedagógicos ainda são válidos e encontram-se em vigor para as turmas da modalidade integrada que ingressaram nos anos de 2014, 2015 e 2016; e para as turmas das modalidades concomitância externa e subsequente que ingressaram nos anos de 2015 e 2016, além das turmas do noturno que iniciam seus estudos no ano de 2017.

As edições anteriores dos projetos também encontram-se publicamente disponíveis nas páginas do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas/Informática, Curso Técnico em Edificações e Curso Técnico em Química.

Cursos técnicos noturnos
As comissões de reestruturação de cursos já encontram-se trabalhando também na atualização dos cursos noturnos. Além de mudanças recentes na legislação, as comissões têm trabalhado em projetos mais eficazes para a formação de técnicos que respondam melhor às necessidades da vida social e do trabalho.

Para o noturno, é prevista para julho de 2017 a conclusão da atualização dos projetos de cursos.

Mais informação
Diretoria do CEFET-MG Campus Timóteo
diretoria@timoteo.cefetmg.br

Da diretoria / Assessoria de Comunicação / Release imediato