MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Relações de trabalho e saúde serão debatidas no Campus Timóteo nesta quarta-feira, 30

Terça-feira, 29 de agosto de 2017

Trabalho em equipe - Palestra

Timóteo. Nesta quarta-feira, 30 de agosto, acontece um debate no Campus Timóteo sobre mediação de conflitos nas instituições federais de ensino. O debate será coordenado por Maria Salete Guimarães Moreira, representante da equipe multidisciplinar da Divisão de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (DIPS) e da Superintendência de Saúde e Relações do Trabalho (SIASS) do CEFET-MG.

O debate sobre mediação de conflitos nas instituições federais de ensino é uma adaptação do trabalho “Personalidades difíceis, como lidar?”, do Dr. Gustavo Coutinho de Faria, quem também estará presente por meio da Videoconferência.

No Campus Timóteo, Maria Salete iniciará a supervisão dos processos da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional, da Coordenação Pedagógica, da Diretoria da Unidade e dos departamentos acadêmicos no atendimento e no acompanhamento da saúde de alguns servidores. A equipe multidisciplinar também nos orientará sobre como lidar com situações de conflito mais críticas entre servidores de algumas unidades organizacionais.

Participação de docentes

Em linhas gerais, docentes efetivos que não tenham aulas durante a tarde ou durante a noite de quarta-feira, 30, estão convocados pela diretoria da unidade.

Docentes efetivos que tenham aulas na tarde ou na noite de quarta-feira, 30, estão convidados a participar. A dispensa dos estudantes da tarde de quarta-feira está autorizada e pode acontecer a critério exclusivo da/o docente.

Docentes temporários e substitutos estão convidados de acordo com a disponibilidade e interesse.

Participação de coordenadoras/es

Estão convocados a participar pela diretoria da unidade a coordenadora de desenvolvimento organizacional e pessoal, a coordenadora pedagógica, a coordenadora de políticas estudantis, os coordenadores dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Informática, Química, Metalurgia e Engenharia de Computação.

Participação de chefes de departamento

Estão convocados pela diretoria da unidade os chefes de departamento, que podem ser representados por seus respectivos subchefes.

Participação de outras pessoas

Outras pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica podem participar do debate.

Estudantes e pessoas externas ao CEFET-MG Campus Timóteo não podem participar nesta edição do evento.

Programação das atividades

30/08 – quarta-feira

De 13h30min até 15h30min – Debate sobre mediação de conflitos nas instituições federais de ensino – por Maria Salete Guimarães Moreira

De 15h30min até 16h30min – Dr. Gustavo Coutinho de Faria, psiquiatra, estará disponível por meio da videoconferência para chefes e grupos interessados em receber orientações adicionais sobre o tema do debate

De 16h00min até 17h00min – Reunião exclusiva de orientação com chefes do DFGTIM e DCCTIM. Todos os demais não participam.

De 18h30min até 20h30min – Reunião exclusiva de orientação com diretoria da unidade. Algumas pessoas serão convocadas para essa reunião.

31/08 – quinta-feira

De 08h30min até 10h00min – Reunião exclusiva com docentes efetivos da área de língua portuguesa

De 10h00min até 11h30min – Reunião exclusiva com Coordenação Pedagógica, Coordenação de Desenvolvimento Organizacional, Coordenação de Políticas Estudantis e Diretoria da Unidade

Desdobramentos

Além do atendimento de necessidades imediatas e urgentes, a SIASS estará envolvida na avaliação do clima organizacional do Campus Timóteo com o objetivo de evitar o adoecimento prematuro dos colaboradores, favorecer a atração e a retenção de pessoal e tornar o ambiente de trabalho mais adequado para o trabalho e a convivência.

Dúvidas podem ser sanadas diretamente por meio do endereço diretoria@timoteo.cefetmg.br

Por Leonardo Lacerda Alves / Diretoria da Unidade / Release imediato