MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Parceria entre Prefeitura Municipal de Timóteo e CEFET-MG pretende ampliar educação federal no Vale do Aço

Quarta-feira, 2 de maio de 2018

Notícia atualizada às 10h05min

Estudantes em laboratório de metalurgia. Fonte: Divulgação.

Timóteo. Nesta quinta-feira (3), às 14h30min, no miniauditório do Campus Timóteo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), o CEFET-MG e a Prefeitura Municipal de Timóteo firmam parceria para a implantação do curso Engenharia Metalúrgica no município de Timóteo ainda no ano de 2018. O evento aconteceria pela manhã, mas foi adiada por evento solene de homenagem de Geraldo Ribeiro, ex-prefeito de Timóteo.

O curso é aguardado desde o ano de 2008, quando o CEFET-MG se comprometeu a criar pelo menos dois cursos superiores na região. A instituição já oferece o curso de Engenharia de Computação em Timóteo.

Esforços de criação do curso foram retomados no ano passado

O curso de Engenharia Metalúrgica foi criado em 2017 e aguardava autorização do Ministério da Educação (MEC) para iniciar sua primeira turma. “O curso foi dispensado de visita in loco e dispensado de autorização pelo MEC no último mês, o que permite ao CEFET-MG sua implantação imediata”, pontua o deputado federal Carlos Melles (DEM), quem forneceu recursos humanos e materiais para que o processo tramitasse mais rapidamente no ministério.

Segundo Evaldo Sérgio de Souza, diretor-adjunto do Campus Timóteo, em oportunidades anteriores o curso chegou a ser anunciado pelo CEFET-MG, mas o projeto político-pedagógico não estava aprovado, o curso não estava criado e recursos essenciais para sua implantação não estavam disponíveis. “Após a autorização em Brasília, alguns poucos professores eram a última necessidade que impedia a concretização do curso”, explica Evaldo de Souza.

Prefeito quer aumento de investimentos no ensino superior gratuito em Timóteo

O prefeito do Município de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário Torres, ofereceu a cessão temporária de oito professores com a condição de que o CEFET-MG implante o curso imediatamente.

Segundo o Dr. Geraldo Hilário, investir em conhecimento é o melhor meio de transformar as pessoas e a sociedade ao seu redor e aceitou a parceria: “para que Timóteo e o CEFET-MG possam trazer ganhos educacionais, tecnológicos e sociais para a sociedade do Vale do Aço”, defende.

Processo seletivo

No encontro da quinta-feira (3), além da assinatura do convênio entre as duas instituições, o diretor-geral do CEFET-MG apresentará as características do primeiro processo seletivo que candidatos a estudantes devem observar.

O encontro do prefeito e do diretor-geral acontece às 14h30 no Campus Timóteo, com a presença de servidores, colaboradores e estudantes da instituição. O evento é aberto para a imprensa, dispensado credenciamento prévio.

Leonardo Lacerda Alves / Diretoria do CEFET-MG Campus Timóteo / Release Imediato

Principais contatos locais do CEFET-MG com a imprensa
Leonardo Lacerda Alves
Diretor do CEFET-MG Campus Timóteo
diretoria@timoteo.cefetmg.br
(31) 98685-1056

Carlos Frederico Campos de Assis
Coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica
metalurgia@timoteo.cefetmg.br