CEFET-MG

Abertas as inscrições para a Olimpíada Mineira de Matemática (OMM)

Quarta-feira, 30 de maio de 2018

Neste ano a Olimpíada Mineira de Matemática terá duas fases independentes.  As inscrições para participar da Olimpíada Mineira de Matemática devem ser realizadas, até o dia 27/06, preenchendo O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

 

Cronograma das provas:

Primeira Fase: Sexta-feira 29 de junho de 2018

Segunda Fase: Sexta-Feira 21 de setembro de 2018.

 

Algumas informações (como a relação dos alunos premiados) sobre as olimpíadas de matemática no campus Timóteo do CEFETMG em anos anteriores podem ser lidas aqui.

Outras informações sobre a OMM no campus podem ser obtidas com o professor João Batista (joaobatista@cefetmg.br).

 

A Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) é um projeto de extensão que tem como objetivo principal a divulgação da matemática como ciência, visando ainda contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da matéria na educação básica através de provocar, em professores e alunos, curiosidade para resolver problemas.
Os problemas, mais parecidos com desafios do que com tarefas, que não se encontram nos livros didáticos em geral, exigem raciocínio lógico, persistência, análise de casos particulares, criatividade, crítica da própria solução encontrada. Entre outras, estas habilidades, necessárias para problemas de diversas naturezas (não apenas os de matemática ou os escolares), estão também associadas à pesquisa científica nas áreas de exatas e tecnologidas.
As atividades, além das provas nas próprias escolas participantes, podem envolver encontros de formação de professores e atividades pontuais com alunos de uma ou mais escolas, sempre baseadas na resolução de problemas.