MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos participam de maratona de desenvolvimento de aplicativos

Sexta-feira, 6 de julho de 2018

O CEFET-MG, mais uma vez, está bem representado nos eventos de computação e programação: nove equipes da Instituição foram selecionadas para participar da segunda etapa da Maratona UNICEF Samsung de desenvolvimento de aplicativos móveis para escolas públicas.

Foram 106 equipes inscritas de todo o Brasil e 32 selecionadas. Dessas, 10 de Minas Gerais e nove do CEFET-MG, sendo uma equipe do campus Timóteo, orientada pelo professor Fabrício Almeida de Castro e outras oito do campus 2, em Belo Horizonte, orientada pelos professores Sandro Renato Dias (2), Mariana Drumond, Anolan Barrientos, Allysson Fillipe Lima, Glívia Angélica Barbosa, Daniel Hasan Dalip e André Rodrigues da Cruz.

Na primeira etapa, uma comissão avaliou as propostas inscritas. Na segunda, que acontece de 2 de julho a 24 de agosto, as equipes selecionadas deverão desenvolver o aplicativo podendo participar de sessões de tira-dúvidas e mentoria on-linetécnica e pedagógica, promovidos pelos organizadores da competição. Na terceira etapa, cada equipe deverá apresentar um plano de disseminação do aplicativo criado para, em seguida, entre 27 de agosto e 28 de setembro, os aplicativos serem disponibilizados para testes em escola. As propostas serão avaliadas baseadas nos critérios de interesse educacional, acessibilidade, usabilidade e criatividade. De 8 a 11 de outubro acontecerá, em São Paulo, o evento final de certificação dos participantes.

Segundo o professor Sandro, as equipes devem ser compostas por, pelo menos, um aluno do ensino médio. “A maioria das equipes é composta só de alunos do técnico em Informática ou Redes”, o comprova o alto nível dos alunos do ensino médio e técnico do CEFET-MG. Dois alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia de Computação integram duas das equipes selecionadas.

Maratona

A maratona tem o objetivo de desenvolver tecnologias educacionais na forma de aplicativos para dispositivos móveis (APPs), de acordo com áreas, competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para serem utilizadas por professores e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

publicado em: www.cefetmg.br