MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do Vale do Aço é selecionado para projeto internacional de física

Sábado, 18 de agosto de 2018

O colisor de prótons Large Hadron Collider. Divulgação do CERN.

Timóteo. O professor de Física João Paulo de Castro Costa, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), foi um dos 20 brasileiros selecionados para a Escola de Professores no CERN, atividade organizada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, de Portugal, e pela Sociedade Brasileira de Física. Com a participação no curso, o professor espera implementar um modo didático sobre física das partículas para alunos do CEFET-MG e para professores da rede pública da região do Vale do Aço.

O projeto Escola de Professores no CERN é destinado a professores de escolas secundárias de diversos países da Europa. Desde 2009, o programa recebe inscrições de professores brasileiros. Segundo o professor, “docentes participam de aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas às instalações do CERN”. O CERN é parte da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, sendo o maior laboratório de física de partículas do mundo e que recolocou em funcionamento, em 2009, o colisor de prótons Large Hadron Collider.

Benefício para todo o Vale do Aço

O professor do CEFET-MG Campus Timóteo explica que sua proposta é expandir os conhecimentos adquiridos com os estudantes do CEFET-MG e de escolas da região. Primeiramente, o professor quer elaborar um módulo sobre física das partículas para estudantes do campus Timóteo. Em seguida, afirma João Paulo, a intenção é aplicar este módulo aos professores da educação pública no Vale do Aço, das redes federal, estadual e municipal. “O módulo didático consistirá em um material de uso do estudante com os textos bases com o conteúdo, textos complementares que fazem relação do conteúdo com fatos atuais, sugestão de vídeos, animações disponíveis na internet, laboratórios virtuais, verificação de aprendizagem e questionário aos alunos”, explica João Paulo Costa. “Junto com esse material, pretende-se elaborar um material de apoio ao professor que aplicará o módulo didático com os alunos”, completa.

A Escola de Professores no CERN acontece de 2 a 8 de setembro, em Genebra (Suíça). Conheça o projeto.

Release imediato / Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG