MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Prorrogado o prazo de inscrição na palestra da Semana da Consciência Negra no CEFET-MG/Campus Timóteo

Segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Semana da Consciência Negra no CEFET-MG / Campus Timóteo

A equipe organizadora comunica a prorrogação da data limite para inscrição (via link abaixo) na palestra “Políticas afirmativas: o desafio das comissões para verificação étnica e racial” conforme notícia a seguir.

Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e como parte da Semana da Consciência Negra no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), a equipe de Humanas do CEFET-MG/Campus Timóteo promoverá os seguintes eventos:

  • Palestra: “Políticas afirmativas: o desafio das comissões para verificação étnica e racial”.

Palestrante: Dr. Leandro Braga de Andrade (professor e historiador).

Data, horário e local: 22 de novembro de 2018, às 14 horas, no miniauditório do CEFET-MG, Campus Timóteo.

  • Palestra: “Políticas afirmativas e sistemas de cotas”.

Palestrante: Sávio Tarso (professor e roteirista).

Data, horário e local: 22 de novembro de 2018, às 19 horas, no miniauditório do CEFET-MG, Campus Timóteo.

Com entrada franca, o evento é aberto à comunidade interna e externa, mas para a palestra no horário diurno é necessário fazer a inscrição neste link  entre os dias 27 de outubro e 21 de novembro de 2018 às 12hs.  Já para a palestra das 19 horas não é necessária a inscrição prévia. Serão emitidos certificados de participação.

Ainda como parte da programação da Semana da Consciência Negra, o Grêmio Estudantil organizará os seguintes eventos:

23-145

 

Instituído em 2011 pela Lei 12.519, o dia 20 de novembro é considerado como data de sensibilização nacional pela obtenção de direitos e de reconhecimento da cultura e história da população negra. Como parte desta celebração, a equipe de Humanas (CEFET-MG/Campus Timóteo) escolheu abordar os desafios das comissões de verificação étnica e racial. Regulamentada pela Portaria Normativa nº 4, de 6 de abril de 2018, tais bancas realizam o procedimento chamado de heteroidentificação, que complementa a autodeclaração dos candidatos negros para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais e nos processos seletivos de acesso ao ensino público.