MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Informações: concurso para Professor Substituto/Temporário – Sociologia/Filosofia – Edital nº 105

Terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A Banca Examinadora para o cargo de Professor Substituto/Temporário da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico divulga a relação dos candidatos inscritos de acordo com o Edital nº 105, de 13 de novembro de 2018, e as orientações sobre o concurso.

Área de conhecimento:  Sociologia/ Filosofia.

Clique aqui para ver a Ata homologação das inscrições.

 

ENTREGA DE DOCUMENTOS: (Eliminatória)

Os documentos deverão ser entregues no dia 11/12/2018, pessoalmente ou por procuração devidamente registrada em cartório, de acordo com escala apresentada na tabela de homologação das inscrições, na sala 103, sala dos professores do Departamento de Formação Geral, Campus Timóteo.

Informações Importantes:

  1. Os candidatos devem apresentar a documentação que comprove a titulação (graduação e demais títulos), além daqueles que comprovem atividade acadêmica de ensino e profissional, e atividades acadêmicas de pesquisa, extensão e produção científica, informadas no currículo Lattes, sob pena de desclassificação. Nenhum documento original ficará com a banca, por isso, será necessário trazer uma cópia para autenticação pela Banca. NÃO É NECESSÁRIO AUTENTICAR CÓPIA EM CARTÓRIO. 
  2. Os candidatos deverão fazer o download da planilha (disponível aqui), preencher, imprimir e entregar junto com os documentos organizados na ordem em que são apresentados na planilha.
  3. Somente o diploma já validado por uma Instituição de Ensino Superior Brasileira é considerado um documento válido (simples protocolo, sem a validação final do diploma é motivo de desclassificação).
  4. Ata de Defesa de Mestrado ou Doutorado não constitui documento probatório de titulação. Na ausência do diploma deverá ser apresentada uma declaração expedida pela Instituição de Ensino.
  5. Candidatos, que atuaram/atuam como Professor Substituto em qualquer Instituição FEDERAL de Ensino, não podem ter novo contrato com a UNIÃO, pelo período de dois anos após o término do contrato. Exemplo: Professor Substituto da UFMG no biênio 2015/2016 (dois anos), deve ficar afastado por dois anos, ou seja, 2017/2018. Em caso de dúvidas, consulte o Departamento de Pessoal da sua instituição contratante.
  6. O regime de contratação poderá ser de 20(vinte) horas semanais, distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno, a critério e interesse do CEFET-MG. Por isso, certifique-se da sua real disponibilidade. Os contratos envolvem, além da sala de aula, a elaboração de atividades extraclasse, como projetos de extensão, orientação de trabalhos de conclusão de curso e participação em grupos de pesquisa.

PROVA DIDÁTICA (Eliminatória)

A prova didática ocorrerá na 

  • Unidade: CEFET/MG – Campus Timóteo         Departamento: Formação Geral
  • Sala de línguas – Bloco B
  • Endereço: Rua 19 de Novembro, 121 – Centro Norte     Telefone: (31) 3845-4630

A prova didática terá o valor de 100 pontos e ocorrerá entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2018. A mesma terá como objetivo apurar do candidato seu desempenho nos itens listados, valorados da seguinte forma: 

  1. Plano de aula (5 pontos); 
  2. Sequência, concatenação de ideias e desenvolvimento do tema (20 pontos); 
  3. Domínio de conteúdo (40 pontos); 
  4. Uso de linguagem técnico-científica adequada ao tema (15 pontos); 
  5. Uso de recursos didático-pedagógicos e criatividade (10 pontos); 
  6. Uso correto da norma culta da Língua Portuguesa e adequação da exposição ao tempo previsto (10 pontos). 

O candidato deverá entregar à Banca Examinadora, imediatamente antes do início de sua Prova Didática, 3 (três) cópias do seu plano de aula.

Tema para a prova didática: 

O tema será divulgado juntamente com o horário da prova didática e da lista com a ordem de apresentação dos candidatos no dia 11/12/2018 até às 14 horas. 

A aula deve ser pensada para atender ao aluno do curso integrado do Ensino Médio do CEFET-MG sem que haja simulação da presença do aluno.  

Tempo para a prova didática: 30 minutos

Recursos disponíveis: quadro branco, pincel, apagador e projetor multimídia. Cada candidato deverá trazer seu próprio notebook, compatível com projetor multimídia disponível. Não será permitido o uso de recursos didáticos além dos fornecidos pela Banca Examinadora. A Banca não se responsabiliza com incompatibilidades técnicas entre os equipamentos. 

Prof. Romerito Valeriano da Silva (presidente da Banca) 

Profª. Júlia Ribeiro Junqueira

Profª. Silvânia Aparecida de Freitas Souza