MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG vai selecionar quatro projetos de startups baseadas em inovação no Vale do Aço

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Nascente Incubadora de Empresas ocupa uma área de 100m² no Campus Timóteo do CEFET-MG

Instalações da Nascente Incubadora de Empresas ficam no Centro-Norte de Timóteo, no Vale do Aço

Timóteo. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) divulgou edital com até quatro vagas para incubação e preincubação de projetos e empreendimentos de base tecnológica para serem desenvolvidos dentro da Nascente Incubadora de Empresas, em Timóteo, no Vale do Aço.

Presente em oito cidades mineiras, a Nascente é uma iniciativa do CEFET-MG, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais (FIEMG); Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Fundação Cefet Minas (FCM); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Rede Mineira de Inovação (RMI); e Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Podem submeter um projeto quaisquer pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, cujas propostas tenham o objetivo de desenvolver produtos, processos ou serviços que façam uso de tecnologias inovadoras. A incubadora também permite projetos de empreendedorismo social, permitindo propostas com fins lucrativos e sem fins lucrativos.

Engenharias, Computação, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletroeletrônica, Informática, Metalurgia, e Química passaram a ser consideradas áreas afins ao CEFET-MG Campus Timóteo neste edital, segundo Leonardo Lacerda Alves, diretor da Unidade Timóteo. “Mobilizando essas áreas do conhecimento podemos contribuir com o desenvolvimento de diversos negócios inovadores a partir da nossa região, como Indústria 4.0, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, startups de informação e outras”, pontua o diretor.

As inscrições iniciam no dia 19 de janeiro de 2019 e podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro. “Independentemente do prazo de inscrições, as pessoas interessadas já devem ler o edital e começar a escrever a proposta desde já, com tranquilidade”, recomenda Marlene Schettino, coordenadora da Nascente em Timóteo. Edital e inscrições estão disponíveis no site www.timoteo.cefetmg.br/incubadora

Como funciona uma incubadora?

A Nascente é uma incubadora de empresas de base tecnológica que surgiu da vocação do CEFET-MG em produção e gerenciamento de tecnologia. Sua atuação está direcionada para a difusão da cultura empreendedora e de inovações tecnológicas no mercado. Sua função é minimizar os riscos inerentes a qualquer negócio, fornecendo o suporte tecnológico, administrativo e jurídico necessários.

As empresas em desenvolvimento nas incubadoras têm, em média, dois anos e meio para se preparar em um ambiente mais seguro e depois se lançar no mercado de forma mais sólida e com melhores condições de competição.

Projetos candidatos são selecionados através de edital que é destinado para empreendedores de qualquer município do Brasil, mas os empreendedores instalarão os negócios dentro da Unidade Timóteo.

Timóteo foi o sétimo município mineiro a inaugurar uma unidade da Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG. Em Timóteo, há capacidade instalada para até duas empresas residentes em fase de incubação e para até dois negócios em fase de preincubação.

Edital e mais informação

Os negócios candidatos a ingressar na Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG devem observar o Edital n. 122, de 18/12/2018.

Mais informação pode ser obtida diretamente no site www.timoteo.cefetmg.br/incubadora ou por e-mail.

Marlene Schettino
Coordenadora local da Nascente Incubadora
marleneschettino@timoteo.cefetmg.br

WhatsApp para tirar dúvidas sobre o edital 122/2018:
(31) 9 8853-5145 (Nascente Timóteo)

Por Diretoria do CEFET-MG Campus Timóteo / Release imediato