MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Convite ao IX Encontro de Linguística e Literatura

Quarta-feira, 5 de junho de 2019

O professor doutor João Xavier, cujas pesquisas envolvem os Multiletramentos & Letramento visual Crítico, convida para o IX Encontro de Linguística e Literatura. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2019 na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), Campus de Três Corações/Minas Gerais.

O professor coordenará o Grupo de Trabalho (GT) intitulado: Multiletramentos: plataformas, palavras e outras imagens

Este GT pretende discutir a utilização de recursos didáticos por meio da perspectiva pedagógica dos multiletramentos e Educação Crítica em sala de aula. Esta pode envolver ou não (normalmente envolverá) o uso de novas tecnologias de comunicação e de informação.

Desta forma, a práxis docente adquire contornos delineados por culturas de referência do alunado (popular, local, de massa) e de gêneros, mídias e linguagens por eles conhecidos, buscando um enfoque democrático, pluralista, ético e crítico. Nesse cenário, novos olhares e percepções acerca de múltiplas possibilidades e disponibilização de ferramentas pedagógicas aos professores podem contribuir para que os estudantes ampliem seus processos de aprendizagem e leitura. Este movimento pode fomentar novos olhares sobre como o que é visto e lido são percebidos e interpretados. Essa dinâmica pode acolher todo tipo de textos e seus variados gêneros, oportunizando assim debates capazes de fomentar a expansão da criticidade dos estudantes e a desconstrução de estereótipos ou outros aspectos e fenômenos sociais.

Este processo de discussão e aprendizagem em grupo aguça o olhar e instiga a busca pela compreensão da realidade, incentivando o respeito pela opinião e pelas experiências ontológicas uns dos outros e, principalmente, empodera os estudantes para abordar e problematizar seus papéis na sociedade. A educação precisa ser vista como um processo participativo no qual discentes, professores, gestores, pais, famílias e comunidades possam interagir, contribuir e se desenvolver conjuntamente.

Ao receber uma informação ou acessar um novo conhecimento, o indivíduo relaciona o que lhe está sendo ensinado com seus conhecimentos prévios, não para simplesmente limitar-se a confirmar o que já sabe, pois se assim o fizesse talvez não conseguisse aprender nada novo, mas para conectar o velho (outrora aprendido) com o novo (até então desconhecido). Esse processo, extremamente relevante, considera o que o estudante já sabe, o porquê ele possui esse conhecimento, como o adquiriu, de onde o adquiriu, e principalmente abre caminhos para discussões sobre quais são as outras possibilidades.

Para se pensar a Educação no Brasil, por meio desse viés, torna-se imperativo aliar a informação atualizada à prática das perspectivas críticas e valer-se das epistemes oriundas dos Multiletramentos, Letramento Crítico (LC) e do Letramento Visual Crítico (LVC), pois estes permitem aos docentes a reflexão sobre as questões culturais, políticas, ideológicas, identitárias, relações de poder, dentre outras, que permeiam as linguagens e as práticas sociais.

 

Inscrições:  17 de junho de 2019 a  30 de agosto de 2019.

 

As inscrições para comunicação devem ser feitas no site do evento:

http://www.unincor.br/eventos/3012-ix-encontro-tricordiano-de-linguistica-e-literatura-2019#inscricoes