MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do Curso Técnico Integrado de Edificações realizam visita técnica na área de saneamento

Terça-feira, 8 de outubro de 2019

No dia 03/10, os alunos das turmas de ED2 e EDI3 (Campus Timóteo do CEFET-MG) realizaram uma dupla visita técnica em Governador Valadares. Pela manhã, estiveram na ETA (Estação de Tratamento de Água), do SAAE Central (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), onde se faz a captação de água da maior parte da cidade. A vazão é de cerca de 950 L/s. Na oportunidade, eles foram informados sobre os desafios da captação no presente século em função da drástica redução da vazão do Rio Doce. A água, que foi captada por décadas na margem, há quase quatro anos tem sua captação na parte central do leito, via bombas “flutuantes”.

Na parte da tarde, a visita ocorreu no IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Além de conhecer um pouco sobre o histórico do campus (área, cursos ofertados e etc), puderam presenciar alguns projetos desenvolvidos na instituição, em especial, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com vazão média de 18 m3/dia e a área da Compostagem / Horta, onde inclusive, ocorrem aulas práticas para estudantes da UFJF / GV. Os alunos do Campus Timóteo fizeram ainda procedimentos analíticos no laboratório, como o Ensaio de Jartest e Bacteriológico (E. coli).

Segundo o prof. Flávio Barony, responsável pela visita, esta atividade é importante para promover o contato do estudante com as possibilidades do mercado de trabalho e com possíveis cursos de graduação que pretendam realizar, além da troca de experiência com outros estudantes da Rede Federal.

A estudante Graziele Costa, ED3, achou a visita muito interessante, em especial, no momento em que ocorreu o processo de retrolavagem dos filtros da ETA do SAAE.