MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Em carta aberta à comunidade, Direção Geral comenta desafios do COVID-19

Quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Direção Geral do CEFET-MG publicou, nesta quarta-feira, 29, uma carta aberta à comunidade acadêmica. O documento aborda o período de desafios impostos pela pandemia da COVID-19 e explica a opção da Instituição por repor as aulas de forma presencial ao fim do período de emergência.

Na carta, a Direção destaca a complexidade do ensino no CEFET-MG, presente em nove cidades e com alunos que vão desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, ressaltando a situação de vulnerabilidade social de parte expressiva do número de alunos, que não dispõe de acesso regular à internet, nem de recursos tecnológicos adequados. O documento também ressalta a necessidade de uma formação pedagógica dos docentes para a utilização de meios virtuais no ensino. “Essas não são questões triviais: os limites e as diferenças de acesso dos estudantes às diversas tecnologias disponíveis impedem o cumprimento do preceito constitucional de igualdade de condições de acesso à educação”, afirma a Direção Geral. “Sem dúvida, tentativas precipitadas de atenuar os efeitos da suspensão das aulas podem fragilizar, sobretudo, a educação pública, que atende a população menos favorecida, colaborando para o aumento da desigualdade de oportunidades educacionais”.

Afirmando que o retorno à rotina de atividades presenciais ainda é incerto, o documento traz o pedido para que a comunidade una seus esforços em ações que possam reduzir os danos decorrentes do isolamento. A carta cita as iniciativas promovidas pelo CEFET-MG, como o financiamento de projetos de pesquisa e extensão e o suporte no preenchimento das solicitações do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal.

A Direção Geral afirma ainda que irá implementar ações didático-pedagógicas que busquem fomentar nos alunos a manutenção de uma rotina de estudos e a continuidade da aquisição e construção de conhecimentos, levando em consideração as especificidades de cada campus, nível de ensino e curso. “A amplitude da tarefa, contudo, não nos intimida. Antes, nos estimula a buscar por alternativas que realcem e reforcem a qualidade de nosso corpo docente e de nossos estudantes”, conclui.

Confira a carta aberta à comunidade do CEFET-MG.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG