CEFET-MG

1ª LiTE – Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino

Apresentação | Programação | Mesas | Minicursos | Submissões | Inscrições | Certificados | Realização

LiTE - Jornada de Linguagens, Tecnologia e EnsinoQuando nos propomos a refletir sobre práticas de ensino em sala de aula, que garantam aos alunos o uso produtivo da linguagem e suas diferentes formas de expressão, uma pergunta inicial se faz necessária: como desenvolver práticas de ensino que proporcionem aos alunos uma formação global, reflexiva e humanística, voltada para o exercício da cidadania? Esse questionamento nos leva a refletir sobre a realização de propostas pedagógicas, que, para além da memorização de dados, oportunizem ao aluno o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o problema investigado, explicando, justificando, estabelecendo relações, analisando, sintetizando e aplicando o conhecimento em diferentes contextos.

lite1

As atividades de reflexão e uso da linguagem permitirão que os discentes, como usuários da língua, desenvolvam suas habilidades discursivas bem como padrões de humanização, requisitos primordiais para o exercício da cidadania. Torna-se fundamental nesse processo a  utilização das novas tecnologias de informação e comunicação – TIC’s. Estas podem ser empregadas como uma poderosa ferramenta capaz de viabilizar o desenvolvimento da leitura, produção e construção de novos conhecimentos, como também a ampliação dos horizontes acadêmicos. Além disso, as TIC’s favorecem o fortalecimento do processo dialógico e o estabelecimento de redes virtuais e presenciais focadas na reflexão e uso da linguagem e suas diferentes manifestações artístico-culturais.

Nesse sentido, a 1ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino visa à construção de um espaço para discussão de práticas de ensino de linguagens, mediadas ou não pela tecnologia. Assim, estão contemplados pesquisas e relatos de experiência em torno da concepção de exercícios e atividades de linguagem; elaboração de produtos, de objetos, de ferramentas profissionais e de atividades escolares destinadas ao ensino e à aprendizagem; bem como formação de professores. A partir desses horizontes, convidamos os professores e pesquisadores a iniciar conosco essa jornada.

Objetivos

O objetivo da 1ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino é propor um ambiente de reflexão sobre práticas de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras, no que diz respeito à leitura, produção textual oral e escrita, análise linguística, bem como à literatura e outras manifestações estéticas.


Contato

E-mail: jornadalite@gmail.com
Facebook: @lite2017  https://www.facebook.com/lite2017