CEFET-MG

1ª LiTE – Submissão de Propostas de Comunicação

Apresentação | Programação | Mesas | Minicursos | Submissões | Inscrições | Certificados | Realização

 

Sua proposta de comunicação deverá filiar-se a um dos subtemas do evento e conter: resumo (até 1.800 caracteres com espaços), título, palavras-chave.

Uma das principais tarefas do professor é sistematizar um conjunto de procedimentos metodológicos que lhe permita uma ação investigativa por meio da qual será capaz de associar a ação pedagógica com os pressupostos teóricos a ela subjacentes. A partir desses princípios, a LiTE convida a todos os professores-pesquisadores a refletirem sobre a temática Linguagens e tecnologia: experiências inovadoras de ensino e aprendizagem.

Para que essa reflexão seja mais profícua, planejamos reunir em um só espaço a comunicação de relatos de experiência e de trabalhos de pesquisas. Assim, temos a pretensão de oportunizar do diálogo entre os avanços da pesquisa acadêmica e os resultados da sala de aula.

Sua proposta de comunicação deverá enquadra-se em uma das seguintes modalidades:

Trabalho de pesquisa: resulta de pesquisa concluída ou em curso em uma das temáticas contempladas no evento. Pode ter autoria individual ou coletiva (até três autores). Os resumos (até 1.800 caracteres com espaços) enviados para esta modalidade deverão descrever: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativas e indicações de resultados.

Relato de experiência: propicia o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas em uma das temáticas contempladas no evento. Podem ter autoria individual ou coletiva (até três autores). Os resumos (até 1.800 caracteres com espaços) enviados para esta modalidade deverão descrever: público alvo (nível de ensino), práticas de ensino-aprendizagem ou intervenção social, realizadas e/ou em desenvolvimento explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçam as propostas.

Os trabalhos de pesquisa e os relatos de experiência serão apresentados em sessões de comunicação oral organizadas em torno dos seguintes subtemas:

1. Língua materna: leitura, escrita e oralidade

Neste subtema, são acolhidas propostas de trabalho que considerem o ensino de língua materna em conformidade com as contribuições advindas da linguística textual, do interacionismo sócio-discursivo, dos gêneros textuais. Incluem-se, portanto, os trabalhos que refletem sobre as práticas sociais de leitura e escrita, bem como as inter-relações entre oralidade e escrita.

2. Línguas estrangeiras modernas: letramentos e cultura

A partir de conceitos tais como: gêneros, letramentos, multiletramentos, multimodalidade, hipertexto, as propostas voltadas para a aquisição de línguas estrangeiras modernas encontram espaço nesta sessão, que visa a discutir o próprio estatuto das línguas estrangeiras modernas em contextos de globalização.

3. Gramática: morfossintaxe, discurso e variação linguística

As questões metodológicas centradas na articulação entre o conhecimento gramatical e o desenvolvimento das competências textual e discursiva serão agrupadas nesta sessão de comunicação. Busca-se refletir a respeito das contribuições da linguística para seleção de conceitos e sua transposição didática em objetos de ensino.

4. Literatura e outras expressões artísticas

As linguagens artísticas são o objeto central de reflexão dos trabalhos a serem apresentados neste subtema. A sessão contempla pesquisas e experiências escolares voltadas para o letramento literário, a fruição estética e as articulações da literatura com outras formas do saber, assim como a problematização do espaço das artes na escolarização básica.

5. Multiletramento e multimodalidade

As comunicações deste subtema visam a estimular debates teóricos e a reflexão sobre a leitura e escrita de textos e hipertextos multimodais, com destaque para as práticas do multiletramento, instrumentos do exercício da cidadania. Incluem-se nesta sessão as contribuições advindas de outras áreas do conhecimento.

Tudo pronto? Siga para a página de inscrições.

 


Contato

E-mail: jornadalite@gmail.com
Facebook: @lite2017  https://www.facebook.com/lite2017