MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Nova edição da revista de ciência do CEFET-MG destaca a inteligência artificial

Quinta-feira, 17 de junho de 2021

5º número da revista de divulgação científica produzida pela Coordenação de Jornalismo e Conteúdo (CJC) aproxima a realidade dos usos e aplicações da inteligência artificial e suas formas de ação e interação com o mundo

O que é Inteligência Artificial (IA)? O que ela faz? Para que serve? A 5ª edição da revista Túnel busca explorar esse campo das Ciências da Computação e mostrar como a tecnologia atua em diversas áreas do conhecimento e do que ela é capaz. A ideia é apresentar como ela está presente no nosso dia a dia e como rompe com as formas existentes de pensar, agir e interagir com as pessoas e com o mundo.

O entrevistado dessa edição é o professor Mario Neto Borges, pós-doutor em Inteligência Artificial aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield, Inglaterra. Além de explicar os desafios dos novos conhecimentos, o entrevistado discute sobre os investimentos do Brasil em CT&I para que possa competir na geração de tecnologias para atender às demandas e necessidades da sociedade. Além da entrevista, produzimos reportagens que mostram a presença dos sistemas de Inteligência Artificial na sociedade contemporânea pelos olhares da Informática, da Psicologia, da Filosofia e da Moda.

Como a pandemia do novo coronavírus ainda persiste, mostramos alguns projetos extensionistas que buscam ajudar a população por meio de informações, assistência e alimentação. Na seção Descomplicado, a Túnel traz o projeto “TamoJunto!”, iniciativa que ajuda comunidades periféricas de Belo Horizonte na luta contra a COVID-19; e na seção Ciência e Comunidade, apresentamos um programa do campus Curvelo que alimenta e capacita 172 famílias afetadas pela doença.

A solidariedade também marca presença nessa edição da Túnel nas seções de Tecnologia e Inovação: um “protocolo educacional” foi criado para professores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência no CEFET-MG; e uma plataforma mobile (DOE+) foi pensada para facilitar a doação de sangue para cães e gatos domésticos.

Na “Ciência em casa”, são destacados bons hábitos, para você e para o meio ambiente, quando o assunto é descarte de medicamentos de uso domiciliar vencidos; no “Eu faço ciência” dessa edição, um robô construído no campus Varginha consegue mapear uma rota e completar um percurso utilizando visão computacional; e na seção “Memória”, um clássico da literatura mundial, Dom Quixote é analisado pelos olhos da arte e do cinema.

Acesse a edição completa e boa leitura!

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG