MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sábado letivo com apresentações dos Projetos de Ensino Tecnologias Sustentáveis e Baquaqua

Quinta-feira, 3 de novembro de 2022

No próximo sábado, dia 05 de novembro, de 8h30 às 11h30, no CEFET-MG Campus Timóteo, os alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio integrado apresentarão trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2022.

Os trabalhos fazem parte dos Projetos de Ensino Tecnologias Sustentáveis, desenvolvido pelos alunos das primeiras ´séries, e Baquaqua, desenvolvido pelos alunos das segundas ´séries.

O projeto Tecnologias sustentáveis busca integrar aprendizagens da formação profissional técnica e as questões ambientais contemporâneas. O ponto de partida é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A abordagem transdisciplinar justifica-se diante da própria natureza das questões ambientais, que demandam uma reflexão contextualizada, capaz de situar os diferentes interesses, necessidades sociais e da vida na Terra.

Lembra Morin (2000, p. 114), a humanidade “está enraizada em uma ‘Pátria’, a Terra, e a Terra é uma Pátria em perigo”, daí a importância de comunicar e compreender questões complexas.

Para saber mais detalhes, acesse o site do projeto: Tecnologias Sustentáveis 2022.

Navegações, sentimentos e busca por liberdade serão as pistas que irão guiar os visitantes na Mostra ― Projeto Baquaqua, no dia 5 de novembro. Durante quase nove meses, as/os estudantes da 2ª série da EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) da instituição conheceram as múltiplas trajetórias de um ex-escravizado que passou pelo Brasil em meados do século XIX, Mahommah Gardo Baquaqua… Conheceram sua vida na África Ocidental, conheceram seu processo de sequestro e escravização, assim como conheceram sua luta insistente pela liberdade e pela tentativa de retorno à sua terra natal. Mas não apenas a narrativa de Baquaqua nos sensibiliza. Compreender como a escravidão, agora chamada de escravidão contemporânea, ainda se faz presente na atualidade é algo que também nos desperta sentimentos: raiva, indignação, horror, ojeriza…

E a arte é o espaço do conhecimento, da vivência, da experiência, da liberdade… “Lugar” em que podemos externar muitas de nossas inquietações e de nossos sentimentos. E também é o “lugar” que nos alimenta, nos acolhe, nos incomoda, nos faz experimentar! Então, convidamos vocês a experienciar a Mostra ― Projeto Baquaqua, e a refletir sobre um Brasil (um mundo) que cotidianamente vive um presente nas amarras do seu passado”.

Para mais informações, acesse o site Baquaqua

Será um prazer recebê-los para visitação!