MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do CEFET-MG Campus Timóteo Participarão do Maior Evento Técnico-Científico da América Latina no Setor Minerometalúrgico

Sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Imagem dos alunos Igor e Thales apresentando o artigo no seminário da disciplina de Fundamentos de Tribologia.

Os alunos Thales Harvey e Igor Augusto, do curso de Engenharia Metalúrgica do CEFET-MG, Campus Timóteo, estão se preparando para um marco importante em suas carreiras acadêmicas. Eles participarão da ABM Week 2024 entre 3 a 5 de setembro de 2024, o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de Metalurgia, Materiais e Mineração. Durante o 20º Seminário de Moldes, Matrizes e Ferramentas, os estudantes apresentarão o trabalho intitulado “EFEITOS DA PRÉ-DEFORMAÇÃO NO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DA CHAPA DE AÇO AISI 430 ESTABILIZADO COM NIÓBIO EM PROCESSOS DE ESTAMPAGEM”.

 

Este estudo foi realizado no Laboratório de Ensaios Mecânicos do CEFET-MG, Campus Timóteo, como resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de “FUNDAMENTOS DE TRIBOLOGIA” no 10º Período do curso de Engenharia Metalúrgica. Sob a orientação do Prof. Valmir Dias Luiz, e com a coautoria dos professores Almir Silva Neto, Erriston Campos Amaral e Karina Aparecida Martins Barcelos Gonçalves.  A pesquisa teve como objetivo principal investigar o impacto da pré-deformação em parâmetros como rugosidade superficial, dureza e coeficiente de atrito em chapas de aço inoxidável ferrítico AISI 430 estabilizado com nióbio durante o processo de estampagem.

 

Durante o evento, será apresentado ainda o artigo intitulado “INFLUÊNCIA DO RAIO DA MATRIZ DE ESTAMPAGEM NO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DAS CHAPAS DE AÇO AISI 430 E ALUMÍNIO AA 1100”, desenvolvido pelas alunas do Curso Técnico em Metalurgia, Eduarda Soares Oliveira e Juliana Rodrigues Damasceno, sob a orientação e coautoria dos professores mencionados anteriormente.

 

O Prof. Valmir destaca que “ambos os artigos representam uma contribuição significativa para o avanço do conhecimento no campo da Engenharia Metalúrgica, especialmente no processamento de materiais metálicos para a indústria de transformação. Esses estudos têm o potencial de resultar em redução de custos, melhoria no desempenho dos processos e aumento da qualidade dos produtos fabricados.”