MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do campus realizam semana de visita técnica

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Nessa semana os estudantes da QUI1, EDI2 (noturno) e EDI3 realizaram visitas técnicas em instituições parceiras do campus.

Para o professor Flávio Barony, a visita é o momento do estudante vivenciar o mercado de trabalho vinculado ao curso. Na visita no Laboratório de Microbiologia do Hospital Márcio Cunha, foi apresentado os equipamentos biotecnológicos de diagnóstico rápido, como análise de antibiograma.

Já na UFV, foi possível conhecer os cuidados microbiológicos, químicos e sanitários da cadeia produtiva de produtos derivados do leite. A visita ocorreu no Laticínios Funarbe. Também na UFV estiveram em 3 laboratórios de Pesquisa do Departamento de Química, os quais trabalham com hidrogênio, análise de microcontaminantes, resíduos orgânicos, dentre outros.

A visita na UFV também é importante para o estudante conhecer outros setores da Universidade.

No aterro sanitário foi observado a estrutura de engenharia que envolve o processo, bem como conhecer as etapas do processo produtivo, desde a preparação da área para recebimento dos resíduos e até a fase de captura do gás metano, tratamento do chorume e outras.

Para o estudante Davi Gonzaga, “ a visita ao Hospital Márcio Cunha foi marcada por uma série de aprendizados sobre os processos de análises hematológica que contribuíram de forma significativa para complementação das noções microbiológicas. A partir dessa experiência conseguimos conhecer as diferentes áreas de atuação de um técnico em Química”.

Já a estudante Camila de Sá, salienta que a visita na UFV foi “uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizado. Um dos destaques foi conhecer o renomado Laticínios Viçosa, referência na produção de queijos, requeijões, iogurtes e o famoso doce de leite, reconhecido nacionalmente pela sua qualidade. Durante a visita, pudemos acompanhar de perto os processos de produção, compreender as técnicas aplicadas e a importância da pesquisa e inovação no setor alimentício. Além disso, tivemos a oportunidade de explorar os laboratórios do prédio de Química, onde fomos apresentados a diversas experiências e projetos que expandiram nosso entendimento sobre o campo científico. Essa visita nos proporcionou uma visão clara sobre as múltiplas possibilidades de atuação profissional que o curso técnico pode nos oferecer, seja na indústria, na pesquisa ou no desenvolvimento de novas tecnologias.

Os professores Carlos Eduardo, Erick Brizon e os técnicos Igor e Jean também acompanharam as visitas.