1º dia da 4ª edição da Mostra Bienal da Extensão do CEFET-MG
Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Começou, nesta terça-feira (22), a 4ª edição da Mostra Bienal da Extensão do CEFET-MG. Na parte da manhã ocorreu a abertura do evento no Auditório Central do campus Nova Suíça (BH) com transmissão via canal do CEFET-MG no Youtube.
No campus Timóteo, o evento teve início com a apresentação do projeto “Autismo na Escola”, conduzida por Elizabeth Almeida Arruda, presidente da Associação Amor Azul de Timóteo-MG. Este projeto é desenvolvido pela própria associação e conta com o apoio financeiro da Fundação Aperam Acesita.
Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Autismo: conhecer para acolher”, ministrada por Daniel Guedes — psicólogo, parapsicólogo, ativista da causa, pai de uma criança autista e vereador no município de Ipatinga-MG. A atividade teve mediação da professora Marlene Schettino e proporcionou reflexões sobre a importância do conhecimento e da empatia para a construção de ambientes mais inclusivos.
Dando continuidade à programação, o professor do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e escritor Rodrigo Cristiano Alves conduziu a palestra intitulada “A sala de aula além dos muros da escola: relatos de ação extensionista, exitosos ou não”. A atividade contou com a mediação do professor Odilon Corrêa da Silva e teve como foco a apresentação de experiências extensionistas desenvolvidas no ambiente acadêmico.
Entre os projetos destacados, estiveram o Café Cinematográfico, que promove sessões de cinema seguidas de debates em escolas e outras instituições; e o OSCALOUROS, iniciativa que estimula estudantes universitários a produzirem curtas-metragens abordando temáticas de interesse social. Também foi apresentado um projeto voltado ao desenvolvimento de jogos educativos sobre violência sexual, com materiais disponíveis para acesso e replicação pela comunidade.
No hall do bloco B estão expostos os posters de alguns dos projetos de extensão desenvolvidos no campus para que a comunidade possa conhecê-los um pouco melhor.
Devido às condições climáticas, a oficina de Observação Astronômica foi adiada para uma data oportuna a ser comunicada posteriormente aos inscritos.
Veja aqui a programação completa do evento no campus.