MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Avaliação Somativa (Docente)

Definição

As avaliações somativas são avaliações de caráter quantitativo e qualitativo que visam verificar o resultado do processo de ensino-aprendizagem em sua totalidade.

Acontecem duas vezes ao ano nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. Cada avaliação tem o valor equivalente a 12 pontos.

As disciplinas de Artes, Educação Física, Redação, Inglês e as disciplinas técnicas não realizam avaliações somativas.

Quando ocorrem

No segundo semestre de 2019, elas acontecem de 26/11/2019 a 29/11/2019, conforme cronograma a seguir:

Cronograma de Avaliações

Cronograma

Escala de Aplicadores

Escala

Prazos e procedimento para envio

O formato das avaliações e do gabarito deve seguir um padrão modelo-para-as-somativas.

Professoras/es devem entregar os arquivos (avaliação e gabaritos) em .pdf até o dia 25 de outubro pelo link: envie seus arquivos. Os nomes desses arquivos devem conter a identificação das turmas, disciplina e professor.  Essa é uma data limite, mas, quanto antes enviarmos teremos mais tempo para corrigirmos possíveis problemas.

Orientações para elaboração e correção

De acordo com as normas acadêmicas, o tempo máximo para realização das avaliações somativas é de 1h40min (2 horas-aulas), então, a quantidade de questões/complexidade deve levar em conta esse tempo.

A avaliação deverá conter todas as informações necessárias para execução da mesma, como utilização ou não de calculadoras, equações e tabelas, bem como espaços suficientes entre questões para resolução, se for o caso.

Para as avaliações de múltipla escolha é imprescindível que os gabaritos sejam enviados em arquivos separados das provas para posterior divulgação.

Cada professor será responsável pela correção de suas provas, mas isso não impede que as coordenações e/ou DFG se organizem em equipes de correção.