CEFET-MG

Estude Aqui

cefetmg-editadas-timo_teo_a-043

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é uma instituição centenária que oferece educação pública e gratuita, básica e superior, por meio de cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

A instituição possui dez campi em nove cidades do estado de Minas Gerais. No Vale do Aço, o CEFET-MG possui um campus no município de Timóteo e recebe estudantes de toda a região.

Editais disponíveis

Inscrições pela Internet para o Campus Timóteo

Imprimir CDI (Comprovante Definitivo de Inscrição)

Inscrições para o Técnico IntegradoCursos oferecidos aos candidatos que já concluíram o nono ano do ensino Fundamental, ou terão concluído o nono ano até o fim de 2017, e pretendem fazer o ensino médio integrado ao curso técnico no CEFET-MG

  • Desenvolvimento de Sistemas – Timóteo – Integrado – Diurno – 36 vagas – Inscreva-se
  • Edificações – Timóteo – Integrado – Diurno – 36 vagas – Inscreva-se
  • Química – Timóteo – Integrado – Diurno – 36 vagas – Inscreva-se

Inscrições para o Técnico Concomitância Externa: Cursos oferecidos aos candidatos que estarão na segunda ou terceira série do ensino médio em outra instituição e pretendem fazer apenas o curso técnico no CEFET-MG no período noturno

  • Edificações – Timóteo – Concomitância externa – Noturno – 17 vagas – Inscreva-se
  • Informática – Timóteo – Concomitância externa – Noturno – 18 vagas – Inscreva-se
  • Metalurgia – Timóteo – Concomitância externa – Noturno – 17 vagas – Inscreva-se

Inscrições para o Técnico Subsequente: Cursos oferecidos aos candidatos que já concluíram o ensino médio (ou terão concluído até o fim de 2017) e pretendem fazer apenas o curso técnico no CEFET-MG no período noturno

  • Edificações – Timóteo – Subsequente – Noturno – 17 vagas – Inscreva-se
  • Informática – Timóteo – Subsequente – Noturno – 18 vagas – Inscreva-se
  • Metalurgia – Timóteo – Subsequente – Noturno – 17 vagas – Inscreva-se

Inscrições para o Técnico Concomitância Externa à Distância: Cursos oferecidos aos candidatos que estarão na segunda ou terceira série do ensino médio em outra instituição e pretendem fazer apenas o curso técnico no CEFET-MG à distância (pela Internet), com aulas presenciais em Timóteo aos sábados

  • Eletroeletrônica – Timóteo – Concomitância externa – À distância – 15 vagas – Acompanhar inscrição
  • Informática para Internet – Timóteo – Concomitância externa – À distância – 15 vagas – Acompanhar inscrição
  • Meio Ambiente – Timóteo – Concomitância externa – À distância – 15 vagas – Acompanhar inscrição

Inscrições para o Técnico Subsequente à Distância: Cursos oferecidos aos candidatos que já concluíram o ensino médio (ou terão concluído até o fim de 2017) e pretendem fazer apenas o curso técnico no CEFET-MG à distância (pela Internet), com aulas presenciais em Timóteo aos sábados

Acompanhar a inscrição? Reimprimir o boleto? Fazer o pedido de isenção após já ter feito a inscrição?

Cursos no Campus Timóteo

No ensino médio, os cursos são destinados a:

  • quem já concluiu o ensino médio e pretende fazer um curso de graduação no Campus Timóteo. Esses podem fazer os cursos de graduação
  • quem já concluiu algum curso de graduação e pretende fazer uma pós-graduação. Esses podem fazer uma pós-graduação. Uma oferta de pós-graduação no Campus Timóteo será divulgada ainda no ano de 2017.

Processo Seletivo 2018 para os Cursos Técnicos Presenciais

Todas as regras do processo seletivo são descritas no edital. O edital do processo seletivo de 2018 encontra-se disponível.

Informações fundamentais estão abaixo.

  • Edital: 075/2017
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição: 11 a 26 de setembro de 2017 (encerrado)
  • Período de inscrições: 11 e setembro a 31 de outubro de 2017
  • Valor da taxa de inscrição: 70 reais
  • Mensalidades dos cursos: os cursos são gratuitos
  • Disponibilização do Comprovante Definitivo de Inscrição: 23 de novembro de 2017 (No site de acompanhamento do edital 2018)
  • Obra literária indicada somente aos candidatos da forma Integrada: ‘Eu e o Silêncio do meu pai’, de Caio Riter – Editora Biruta. Há alguns exemplares na biblioteca do CEFET-MG Campus Timóteo
  • Data da Prova: 03 de Dezembro de 2017

Processo Seletivo 2017-2 para os Cursos Técnicos à Distância

Todas as regras do processo seletivo para os cursos técnicos à distância são descritas em outro edital. O edital do processo seletivo de 2017-2 encontra-se disponível.

Informações fundamentais estão abaixo.

  • Edital077/2017
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição: 11 a 17 de setembro de 2017 (encerrado)
  • Período de inscrições: 11 e setembro a 01 de outubro de 2017 (encerrado)
  • Valor da taxa de inscrição: 50 reais
  • Mensalidades dos cursos: os cursos são gratuitos
  • Disponibilização do Comprovante Definitivo de Inscrição: 16 de outubro de 2017 (No site de acompanhamento do edital 2017)
  • Data da Prova: 22 de Outubro de 2017
  • Início das Aulas: 01 de Dezembro de 2017.
  • Mais informações no edital077/2017.

Como Estudar para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos

Além de estudar sobre os conteúdos previstos para o processo seletivo, há cursos preparatórios no mercado que enfatizam as provas do CEFET-MG. Nenhum pertence ao CEFET-MG.

Uma segunda possibilidade é estudar as provas de processos seletivos anteriores.

Uma terceira possibilidade é estudar um material de estudos que o CEFET-MG já produziu no passado. O material não está sendo mais atualizado, mas pode ser um ponto de partida importante para alguns. O material disponível trata de:

Bolsas de Estudos

Todos os cursos do CEFET-MG são gratuitos, para todo mundo. Para quem ainda não estuda no CEFET-MG, não há bolsas para se inscrever.

Uma vez aprovada ou aprovado no vestibular, estudantes têm acesso a algumas modalidades de bolsas com datas próprias. É o caso de bolsas alimentação, bolsas permanência, bolsas de iniciação científica, bolsas de complementação de estudos e outras. Essas bolsas não têm inscrição prévia para candidatas e candidatos do vestibular, estando disponíveis exclusivamente para quem já é estudante.

Processo Seletivo para os Cursos de Graduação

Até o momento, as vagas disponíveis para os cursos de graduação são preenchidas por meio do Enem e do Sisu. Não há edital para graduação aberto neste momento.

Perguntas Frequentes

Algumas perguntas provavelmente são respondidas no texto acima, ou no próprio edital do processo seletivo. Dessa forma, é de suma importância ler e reler todo o edital. No entanto, algumas outras dúvidas são comuns e respondidas logo abaixo. Caso ainda reste dúvida, esclareça-a via Facebook ou Whatsapp pelo número (31) 98685-1056.

  1. Preciso de algum documento pessoal para fazer a inscrição? R: Sim, precisa da sua identidade e do seu CPF. Caso não tenha os documentos, faça-os o mais brevemente possível.
  2. Não tenho identidade e CPF. Posso usar os documentos dos meus pais? R: Não, providencie com brevidade os seus documentos pessoais.
  3. Preciso de uma nova identidade para fazer a prova? R: Sim, se a fotografia não permite identificar você. Porém, o número não muda. Portanto, pode fazer sua inscrição antes de trocar a fotografia.
  4. O que é um edital? R: É um documento público que apresenta as regras do concurso para todos os interessados. É importante que você leia e entenda claramente as regras do processo seletivo. Em caso de dúvidas, é possível pedir a nossa ajuda.
  5. Por que nem todos os cursos estão no edital? R: Há um edital para cada grupo de cursos. Atualmente estão disponíveis os editais para os cursos técnicos presenciais e para os cursos técnicos à distância.
  6. Onde acontecem as provas? R: As provas acontecem no Campus Timóteo do CEFET-MG e em outras escolas. Após o processamento de sua inscrição, você poderá saber em qual endereço você deve comparecer no dia das provas.
  7. O que é um curso integrado? R: É um curso para quem já concluiu o ensino fundamental e deseja cursar o ensino médio. Nos cursos integrados, disciplinas gerais do ensino médio e disciplinas específicas de uma área técnica são integradas. Ao final do curso, o estudante pode ingressar em cursos superior e ainda pode trabalhar como técnica/o na habilitação escolhida. Nossos cursos integrados têm a duração de três anos.
  8. O que é um curso subsequente? R: É um curso para quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer um curso técnico no CEFET-MG Campus Timóteo. Nossos cursos técnicos têm a duração de dois anos.
  9. O que é um curso de concomitância externa? R: É um curso técnico para quem ainda está cursando o ensino médio, porém em outra escola. Ao final, o estudante termina o ensino médio na sua escola de origem e conclui o curso técnico no CEFET-MG Campus Timóteo. Nossos cursos técnicos têm a duração de dois anos.
  10. Tenho que pagar mensalidades para estudar no CEFET-MG? R: Não. Todos os cursos são gratuitos.
  11. Tenho que pagar algo para participar do processo seletivo? R: Provavelmente. Consulte o edital para mais informação.
  12. O CEFET-MG oferece bolsas para estudantes? R: Apesar dos cursos serem gratuitos, estudantes que atendam a critérios socioeconômicos ou que participam de atividades extraclasse podem receber bolsas.
  13. O CEFET-MG oferece alguma ajuda de transporte? R: Não.
  14. O CEFET-MG oferece alguma ajuda de moradia? R: Não.
  15. Posso estudar apenas as disciplinas da formação geral? R: Não.
  16. Posso estudar apenas as disciplinas técnicas? R: Para quem já faz o ensino médio em outra escola, ou para quem já concluiu o ensino médio, é possível cursar apenas as disciplinas técnicas, no turno noturno, com duração de dois anos.
  17. Posso cursar o ensino médio mesmo já tendo concluído o ensino médio? R: Sim. Inscreva-se normalmente.
  18. Posso cursar fazer a primeira série do ensino médio mesmo já tendo cursado a primeira série em outra instituição? R: Sim. Inscreva-se normalmente.
  19. Posso fazer um curso técnico mesmo já tendo concluído outro curso técnico? R: Sim. Inscreva-se normalmente.
  20. Posso fazer um curso técnico mesmo já tendo curso superior? R: Sim. Inscreva-se normalmente.
  21. Posso fazer um curso superior mesmo já tendo outro curso superior? R: Sim. Inscreva-se normalmente no processo seletivo ou aguarde o edital para obtenção de novo título.
  22. Posso fazer uma pós-graduação mesmo já sendo pós-graduada/o? R: Sim.
  23. O diploma de quem faz curso à distância é igual ao de quem faz curso presencial? R: Sim.
  24. Depois que faço a minha inscrição, posso mudar a escolha de curso antes do vestibular? R: Sim. Dentro do período de inscrições, é possível fazer novas inscrições para outros cursos. Valores já pagos não são devolvidos. Caso não tenha ocorrido o pagamento, basta não fazê-lo.
  25. Depois que faço a minha matrícula em um curso técnico, posso mudar de curso técnico? R: Não.
  26. Depois que faço a minha matrícula em um curso superior, posso mudar de curso superior? R: Sim.
  27. Qual o endereço do Campus Timóteo? R: Rua 19 de Novembro, 121, Centro Norte, Timóteo, Minas Gerais. O Campus está ao lado da estação rodoviária.
  28. Tenho uma dúvida ainda não respondida. Com quem posso esclarecê-la? R: Caso ainda reste dúvida, esclareça-a online via Facebook ou Whatsapp (31) 8685-1056. O CEFET-MG também está à disposição por meio do telefone 3845-4605.