MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sábado Letivo — Cultura Afro-brasileira: interlocuções — grupo Afoxé

Segunda-feira, 15 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-13 at 8.07.07 PM

Sob a coordenação das professoras Juliane Ferraz (Língua Portuguesa) e Júlia Junqueira (História) e com o apoio do professor Fabrício Castro, coordenador do projeto de extensão: “Aprimoramento Pedagógico”, o sábado letivo, do dia 13 de abril, contou com a participação dos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados — Desenvolvimento de Sistemas, Edificações e Química — e teve como temática a cultura afro-brasileira.

WhatsApp Image 2019-04-13 at 8.04.35 PM

O evento foi comandado pelo grupo Afoxé, de Timóteo, com a presença dos integrantes Edson Moura, Carlindo Alves, Reginaldo Frinhani e Marcelo Souza, e pela profª. Reny Batista. Os trabalhos foram abertos com a declamação do poema “Falar de Boca Cheia” e com os cânticos dos hinos africanos — Nkosi Sikelel’I-Afrika e So Bashiya Ba Hlala Ekhaya. O grupo Afoxé e a professora Reny sensibilizaram a todos da plateia e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinhos mais de nossas heranças africanas.

WhatsApp Image 2019-04-13 at 8.04.33 PM

O evento teve como uma de suas finalidades promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade das origens do povo brasileiro, bem como, a partir de diferentes temáticas curriculares, aplicar a Lei 10.639/03, que versa sobre o Ensino da História e Culturas Africana e Afro-brasileira nas escolas. Objetivou-se, também, com os debates e as discussões promovidos durante o evento, motivar um diálogo que leve toda a comunidade — cefetiana e externa — a refletir sobre as questões apresentadas, como o preconceito racial, além de compreender a importância do respeito e do espírito fraterno na construção do conhecimento e no resgate histórico de nossa identidade.