MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

COVID-19: Projeto inicia produção de protetores faciais (face shield)

Terça-feira, 2 de junho de 2020

Equipe vai doar 800 protetores faciais para profissionais da saúde da região do Vale do Aço

A equipe concluiu a fase de testes e configurações da impressora e atualmente trabalha na produção dos suportes das máscaras faciais (Arquivo pessoal da professora Mirela Santos)

Com o objetivo de auxiliar os trabalhadores da saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus (COVID-19) a estarem mais protegidos durante o desempenho de suas atividades, a professora Mirela de Castro Santos, do Departamento de Formação Geral, no campus Timóteo, coordena um projeto para a produção de protetores faciais (face schield) que serão doados para profissionais da saúde da região do Vale do Aço. A iniciativa foi aprovada no edital nº 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC).

“Sabemos da realidade do serviço público de saúde, ainda mais precarizado diante da pandemia, onde a oferta de EPIs está escassa com a grande demanda mundial. Nesse sentido, a escolha para a fabricação de protetores faciais está pautada nesta necessidade e dentro da nossa capacidade técnica”, explicou a coordenadora.

A produção, que inclui impressão dos suportes, cortes das viseiras, montagem dos protetores e higienização, conta com a colaboração dos alunos Johnatan Dias (Engenharia Metalúrgica), Ruan Alves e Victor Gonçalves (Engenharia da Computação), e também com o ex-aluno Davidson Estolé, que auxilia com a otimização do uso da impressora e treinamento aos bolsistas.

A equipe concluiu na semana passada a fase de testes e configurações da impressora e atualmente trabalha na produção dos primeiros suportes das máscaras. O grupo aguarda o recebimento de mais matéria-prima para potencializar a confecção dos equipamentos de proteção.

A expectativa inicial do projeto era entregar 800 protetores no final do mês de agosto, utilizando uma impressora 3D já disponível no campus Timóteo. Agora a previsão é bater a meta ainda no mês de julho graças à colaboração do ex-aluno Davidson Estolé e dos professores Leonel Meireles e Daniel Rocco, que emprestaram impressoras 3D para a execução do projeto.

Conheça outras iniciativas de produção de protetores faciais

Araxá

Belo Horizonte e Leopoldina

Curvelo

Divinópolis 

Divinópolis

Timóteo 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG