MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Incubadoras e universidades: benefícios para ambas em uma via de mão dupla

Segunda-feira, 12 de junho de 2023

Nascente, incubadora do CEFET-MG, recebe inscrições para novos projetos até junho

Quinta-feira, 25 de maio de 2023,

Um estudo de 2021, da Universidade Federal de Santa Catarina, aponta a existência de 94 incubadoras em instituições federais de ensino superior. Os pesquisadores afirmam que apoiar o desenvolvimento de novos empreendimentos é uma das maneiras das universidades se valerem em sua missão de dialogar com a comunidade.

Essa troca – entre instituições de ensino e empreendedores locais – é benéfica para ambos, como aponta o professor Neolmar de Matos, coordenador do núcleo incubador da Nascente, Incubadora de Negócios de Impacto de Base Tecnológica do CEFET-MG, no campus Curvelo. “As universidades são instituições fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo, pois possuem professores, especialistas e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento”, afirma Neolmar. Ele detalha as áreas em que as instituições podem ajudar os empreendimentos: “fornecendo orientações estratégicas de negócios, finanças, marketing, desenvolvimento de produtos e muito mais”. Por outro lado, também os empreendimentos incubados podem contribuir para o desenvolvimento das instituições de ensino. “Os empresários incubados podem trazer novas diretrizes em pesquisas, pois normalmente eles estão envolvidos em desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Além da transferência de tecnologias e experiências, a universidade pode também se beneficiar financeiramente caso o produto ou serviço realizado seja comercialmente viável ao mercado”, explica.

No caso do CEFET-MG, que conta com núcleos incubadores da Nascente em todas as cidades onde está presente, os empreendimentos tem acesso a laboratórios e apoio de técnicos e pesquisadores, nas diversas áreas nas quais a Instituição tem expertise. “Uma incubadora de empresas dentro de uma universidade pode desenvolver um trabalho essencial para a promoção do empreendedorismo”, conta o professor Neolmar. “Estimulando uma cultura empreendedora entre os alunos, professores, pesquisadores e empresários locais e podendo transformar ideias em empreendimentos reais”.

A Nascente recebe inscrições, até junho, para o edital do seu Programa de Incubação. Confira no site da incubadora.

Saiba mais

Edital da incubadora de negócios do CEFET-MG recebe propostas até junho

Qual a diferença entre pré-incubação, incubação e aceleração?

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG