MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Técnico em Informática e Desenvolvimento de Sistemas

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Informática

Os cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Informática preparam profissionais para o desenvolvimento de software seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação de computadores. Aborda também o projeto, a instalação, a administração e a manutenção de redes de computadores e seus sistemas operacionais. Projetos de melhorias nos sistemas computacionais convencionais, a implantação de aplicativos e sistemas operacionais constituem fundamentos permanentes do ensino-aprendizagem no curso, por meio de práticas de laboratório e pela oportunidade de participação em projetos de pesquisa. As atualizações técnicas acontecem também por participações em palestras, eventos científicos e visitas técnicas.

Nova denominação foi incorporada no Catálogo Nacional de Cursos

O curso está ganhando uma nova denominação nacional como Desenvolvimento de Sistemas. O novo nome representa apenas uma variação que busca esclarecer uma das principais habilidades do profissional técnico. Os próximos editais públicos e privados que exigem esta qualificação técnica passarão a incluir também a denominação Desenvolvimento de Sistemas.

A/o técnica/o em Desenvolvimento de Sistemas ou em Informática exerce atividades relacionadas ao suporte e implementação de projetos que estejam no âmbito da aplicação da tecnologia da informação em todo tipo de empresa, como instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo: programação de computadores e banco de dados; administração de sistemas operacionais; projeto, implementação e administração de redes de computadores; organização, coleta e documentação de informações relativas ao desenvolvimento de projetos; treinamento e suporte técnico aos usuários.

O curso é oferecido em três modalidades: integrada, concomitância externa e subsequente.

A modalidade integrada está disponível em período integral, manhã e tarde. O cursa dura três anos. O estudante cursa o ensino médio integrado ao ensino técnico e, ao final, pode continuar estudos na educação superior ao mesmo tempo em que pode atuar como técnica/o. No integrado o curso assumiu a denominação de Desenvolvimento de Sistemas em seu novo projeto pedagógico, em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

A segunda modalidade é a concomitância externa, disponível no turno noturno. O curso dura dois anos. O estudante cursa o ensino médio em outra escola enquanto cursa apenas as disciplinas técnicas no CEFET-MG Campus Timóteo. Ao final o estudante obtém o diploma de conclusão do ensino médio de uma escola e o diploma de técnico do CEFET-MG.

A última modalidade é a subsequente, disponível no turno noturno. O curso dura dois anos. Nela, o estudante já concluiu o ensino médio, em qualquer escola, e cursa apenas as disciplinas técnicas no CEFET-MG Campus Timóteo. Ao final o estudante obtém o diploma de técnico do CEFET-MG.

Nessas duas últimas modalidades, que acontecem no noturno, o curso ainda denomina-se Informática, mas possui características do curso de Desenvolvimento de Sistemas.

Projeto político-pedagógico do curso

  • Projeto de 2017.(em vigor para turmas do integrado que ingressarem a partir de 2017)
  • Projeto de 2011. (em vigor para turmas que ingressaram até 2016; e para as turmas de Informática do turno noturno até 2018)

Aproveite para conhecer também o curso superior de Engenharia de Computação.