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CEFET-MG

O Laboratório de Informática IV

O Laboratório de Informática IV está localizado no prédio escolar, bloco B do CEFET-MG, Campus Timóteo.

É um espaço compartilhado por alunos e professores do curso de Engenharia de Computação e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas em suas atividades de ensino e pesquisa. Os laboratórios também atendem demandas do Curso de Engenharia Metalúrgica, Arquitetura e Urbanismo, Técnico em Edificações e Técnico em Química. 

 

O laboratório busca contemplar a demanda de formação de profissionais da área de Computação e possui uma estrutura que atende a demanda de várias disciplinas do Curso de Engenharia de Computação. 

Os alunos são instruídos sobre a correta realização de diversas atividades rotineiras no laboratório, bem como sua conduta de segurança. Além do ensino prático, o local também é utilizado em atividades de pesquisa diversas realizadas no contexto de Trabalho de Conclusão de curso e Iniciação científica.

 

A estrutura disponível em cada laboratório conta atualmente em média com 20 PCs, instalados em bancadas, com acesso a internet. As demandas de cada curso variam em disciplinas, sendo elas ocupadas conforme horário de cada semestre/ano.

 

* Demanda de disciplinas para o curso de ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO – MATRIZ 2023

Lab. de Fundamentos de Programação I

Lab. de Fundamentos de Programação II

Lab. de Banco de Dados II 

Lab. de Redes de Computadores II

Lab. de Programação Orientada a Objetos

Lab. de Arquitetura e Organização de Computadores I

Lab. de Algoritmo e Estruturas de Dados I

Lab. de Arquitetura e Organização de Computadores II

O laboratório apresenta uma área de 55 m², que possui 20 computadores da Marca Dell com monitores de 21,5” polegadas, modelo 2222H Dell. Processador Intel i5 da 7ª geração. Memória ddr4 de 8gb SSD 256gb. No laboratório são realizadas aulas práticas e pesquisas do Curso de graduação em Engenharia Metalúrgica.
Neste laboratório são realizadas as seguintes atividades:

Elaboração de desenhos técnicos, a partir da aplicação das principais ferramentas disponíveis nos programas computacionais;
Formatações e técnicas de traçados de peças em duas dimensões (2D) e na criação de modelos tridimensionais (3D), além de renderizações e finalização de projetos 3D, tudo em consonâncias com normas técnicas vigentes e de acordo com a proposta curricular.
Processamento e análise de dados estatísticos;
Aplicações de métodos numéricos computacionais para a simulação ou resolução de problemas clássicos nas ciências exatas e engenharias;
Criação de projetos completos em Ciência de Dados com suporte a modelos complexos de Inteligência Artificial;
Aplicação de técnicas elementares de programação e de desenvolvimento de algoritmos.