MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Realização da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matematica das Escolas Públicas (OBMEP) no campus

Quarta-feira, 1 de junho de 2022

A 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matematica das Escolas Públicas – OBMEP será aplicada para todos os estudantes do Ensino Médio Integrado.   No Campus Timóteo, a Olímpíada será aplicada às 7h00 do dia 07 de junho de 2022, terça-feira da próxima semana (o dia não é definido localmente), nas próprias salas de aulas das turmas.

A OBMEP visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, busca estimular e promover o estudo da Matemática, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.   Os alunos premiados ao final das etapas, podem ser contemplados com bolsas de estudos, concedidas pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), enquanto estiverem cursando o Ensino Medio. Já para aqueles alunos medalhistas que ingressarem em um curso de graduação, é possível participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Além disso, algumas universidades públicas, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possibilitam o ingresso à universidade por meio da modalidade “Vagas Olímpicas”, usando a OBMEP como meio de seleção de seus alunos.

Como preparação para competições acadêmicas de matemática, os estudantes de todas as unidades do CEFET-MG (e também de escolas estaduais conveniadas) podem contar com o apoio do projeto de extensão Fractal – Equipe de treinamento de competições olímpicas de Matemática.

Outras informações sobre a prova podem ser lidas no regulamento da OBMEP ou com o professor José Jozelmo Grangeiro Vieira que é o coordenador das atividades de olimpíadas de matemática no campus. Para saber um pouco mais sobre a participação dos estudantes do campus em anos anteriores clique aqui.

Notícias anteriores: